05
Jan

O que são os famosos Primes


Lavabo de prime em cuba de apoio


Os materiais industrializados chegaram ao mundo da arquitetura com tudo. Eles são escolhidos para alguns projetos exatamente por terem diferentes utilidades e benefícios. E um dos que mais surpreende os marmoristas é o prime. Esse material que geralmente é encontrado nas cores bege (comumente chamado de crema) e branco, oferece uma série de benefícios realmente importantes para os profissionais na hora de escolher os materiais. Mas quais são as especificações dele? Do que realmente é feito? A Top decidiu explicar!

 

O que é um prime


 

Lavabo de Prime Branco com cuba esculpida e ralo oculto


O prime é um material que levanta muitas dúvidas. Alguns dizem que ele é industrializado, outros que ele é um composto e que possui algumas cores. Bom, para inicio de conversa ele é um composto a base de mármore. Em sua composição são combinados resina e pó de mármore (além de outros componentes).

Essa composição faz com que o material tenha a aparência de um mármore resinado. A única diferença é que ele não possui os mesmos veios que o mármore natural possui.

É um material que possui uma resistência interessante na relação custo/beneficio já que sua superfície é totalmente uniforme.

Onde pode ser usado


Lavabo em Prime com pia esculpida e ralo oculto


Ao contrário do que alguns profissionais acreditam e indicam, o prime não deve ser usado em cozinhas sob hipótese alguma. Isso acontece por um motivo muito simples: o prime é mármore. Por isso, assim como o material natural, ele tem certa vulnerabilidade ao fogo, temperaturas altas e líquidos corrosivos.

Por esses motivos ele acaba sendo muito recomendado para o banheiro, bancadas que não possuem contato com o calor, áreas secas e ambientes internos em geral que não possuam exposição direta ao sol.

Cores


 

Lavabo de Prime branco com cuba de encosto


Diferente do mármore ou outras pedras naturais, o prime possui uniformidade de cor. Ou seja, ele não possui veios, pigmentos ou diferenças de tonalidade. Esse ponto atrai muito a atenção de profissionais na hora da escolha do material e acaba servindo como uma fuga de outros materiais industrializados, que possuem na maioria das vezes valores mais elevados.

Em contrapartida, o Prime possui um ponto negativo com relação as suas cores: ele tem apenas duas. Diferentes de outros materiais industrializados, ele possui apenas duas cores, que são o branco (que é leitoso e uniforme) e o bege (que muitas vezes é chamado de Prime Crema). Mesmo sendo duas cores que contrastam muito bem em diferentes ambientes, isso acaba se tornando uma limitação do material quando o profissional busca tons mais agressivos ou rústicos.

Vantagens e desvantagens 


Assim como visto acima, o Prime é um material que possui uma relação custo-beneficio bem agradável sem perder o valor agregado que o mármore carrega com ele.

Indicado para áreas secas internas, suas cores permitem que esse material seja utilizado em todos os ambientes internos do local.

Mas vale sempre a pena lembrar que esse material não deve ser usado em áreas que ficam em contato com o calor e o fogo. Como esse material possui uma alta concentração de resina sua composição, a exposição direta ao calor pode provocar algumas deformações. Mesmo ele sendo 100% reparável, não é recomendado que esse material seja exposto a essas condições.

Agora que voce  já sabe como é o Prime, é importante saber os locais em que ele pode ser colocado e quais são as melhores áreas para esse tipo de material. Aqui na Top Mármore nós possuímos um portfólio completo de pedras e outros materiais, como por exemplo o Prime.

Então venha nos fazer uma visita, aqui no nosso show room, na Zaki Narchi 1414 e nos acompanhe em nossos em redes sociais, @topmarmore!

O resto, pode deixar com a gente!